As condições de iluminação são muito importantes na direção defensiva. A intensidade da luz natural ou artificial, em dado momento, pode afetar a capacidade do motorista de ver e de ser visto. Pode haver luz demais, provocando ofuscamento, ou de menos, causando penumbra. A não ser que ele se adapte às circunstâncias, pode sofrer um acidente.
Quando perceber farol alto em sentido contrário, deve alertar o motorista que vem em sua direção, piscando os faróis. Ao se aproximar do outro veículo, caso a situação persista, deve voltar a visão para o acostamento do lado direito.
Quando a luz solar incidir diretamente os seus olhos, este deve protegê-los, utilizando a pala de proteção interna ou óculos protetores, a fim de evitar o ofuscamento. Isso ocorre quando os raios solares estão muito inclinados, como pela manhã e à tardinha. Nestes casos, o condutor deve dirigir com atenção redobrada, mantendo os faróis baixos acesos para que os outros percebam o seu veículo.
OBS: O ofuscamento pode também ocorrer pelo reflexo da luz solar em objetos polidos, como lagos, rios, pistas e pára-brisas.