quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Falando de Motocicleta

Por José Nilson Padilha*

Ontem, a motocicleta era sonônimo de liberdade e aventura em duas rodas; hoje, egrega-se a isso as questões de mobilidade, economia e sustentabilidade.
A moto surge como alternativa viável para o nosso congestionamento do trânsito que a cada dia que passa, aumenta significativamente, provocando filas intermináveis, principalmente em horário de pico. Também cabe lembrar que a moto é um veículo de duas rodas, o que exige uma dose extra de atenção.
Portanto, respeitar as regras de trânsito e estar com a manutenção em dia, resulta em uma condução segura. Pesquisas no Brasil comprovam que um considerável percentual de motociclistas brasileiros já se envolveram em "acidentes" e, em Porto Alegre, não é diferente: 9% do número total de veículos, correspondem a 45% das mortes em acidentes de trânsito (fonte: Coordenação de Informações e Estudos da EPTC), na sua maioria jovens.
Outro dado importante é que 85% dos motociclistas e seus caronas envolvidos em acidentes sofrem algum tipo de ferimento. Pessoas que tomadas pela pressa de ir estudar, passear, namorar ou de realizar uma entrega, deixaram de voltar, findando suas jovens vidas no asfalto ou ficando com as mais variadas seqüelas.
Melsalmente vou estar postando um assunto referente à condução segura da motocicleta, para podermos refletir um pouco mais sobre esta modalidade de transportequa mais tem vitimado nossos jovens.

*Assessoria de Educação para o Trânsito - ASSET
Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC