segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Campanha Para Uso Do Cinto Na Europa


Foi lançado em 2005 na Bélgica a primeira campanha para incentivar o uso do cinto de segurança em toda a Europa. Em 10 dos países da União Européia, a campanha, chamada "Euchires 2005", foi direcionada para crianças. Na questão do uso do cinto, em que a informação e a educação têm um papel fundamental ao lado da fiscalização, o objetivo foi diminuir pela metade o número de vítimas fatais em acidentes nas rodovias européias até 2010.

Em 2003, 46,7 mil pessoas morreram e quase dois milhões ficaram feridos nas rodovias da União Européia. Para a Comissão Européia de Transporte, mudar o comportamento de motoristas e passageiros no uso do cinto de segurança é uma das chaves para melhorar as condições de segurança nas rodovias. Para chamar a atenção das crianças de 4 a 12 anos, a campanha distribuiu presilhas para enfeitar o cinto de segurança com um simpático tatu, o mascote da campanha.

Estudos recentes em países europeus mostram que o uso do cinto de segurança por parte dos motoristas ainda não é o ideal. A média fica de 60% a 80%. Os cintos de segurança no banco de trás são ainda menos populares, usados por cerca de 50% dos passageiros. Os equipamentos de segurança para crianças também não fazem parte da rotina dos motoristas europeus. Os países da União Européia mais bem educados no que diz respeito ao uso do cinto são a Holanda, a Suécia e o Reino Unido, onde o cinto é usado por 90% das pessoas, entre motoristas e passageiros.

Especialistas de segurança no tráfego acreditam que a ação de incentivo ao uso do cinto de segurança é uma das mais baratas e mais eficientes formas de reduzir o número de mortes e de feridos graves em acidentes nas rodovias. Se 90% dos motoristas e passageiros usassem o cinto de segurança na Europa, centenas de vidas seriam salvas a cada ano e o número de ferimentos sérios seria reduzido drasticamente, o que economizaria milhões de euros em gastos.

Fonte: Associação Brasileira de Concessão de Rodovias - ABCR