segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dirigir com Atenção


A direção defensiva surgiu da análise de milhares de acidentes. Desde então ficou definido que dirigir defensivamente é o conjunto de cuidados adotados pelo condutor para evitar acidentes apesar das ações incorretas dos outros e apesar das condições adversas.

A técnica da direção defensiva permite ao condutor perceber antecipadamente os riscos e agir a tempo para evitá-los ou controlá-los. Apenas conhecer a lei não basta. Apenas dominar o veículo não basta. É preciso adotar um comportamento prudente e preventivo.

Muito mais que adquirir conhecimento e ter o domínio do veículo, os condutores devem desenvolver atitudes e habilidades que irão contribuir permanentemente para o desenvolvimento do trânsito seguro. Devemos ser condutores defensivos durante todo o período em que estivermos ao volante de qualquer veículo.

Pesquisas têm demonstrado que pilotos de carros de corrida causam maior número de acidentes em vias de trânsito do que motoristas comuns. Vê-se então, então, que auto-desempenho não significa segurança. Nem sempre ser “bom de volante” significa ser condutor defensivo.

Entre outras atitudes, o condutor defensivo é aquele que planeja o percurso e toma conhecimento do território a ser percorrido, prepara o veículo antes de sair, prepara-se a si mesmo, ajusta-se corretamente ao veículo, tem responsabilidade com os passageiros, sabe da importância do cinto de segurança, mantém distância de seguimento segura, reduz a velocidade no dia-a-dia.

Antes de ir a algum lugar, tome conhecimento, planeje e somente depois aja.

Por isso:

• Se possuir um Sistema de Posicionamento Global (GPS), verifique se está instalado o mapa da cidade em questão;

• Se não possuir um GPS, mantenha o guia da cidade no porta-luvas de seu carro; sua correta utilização proporciona deslocamentos seguros, economia de tempo e de combustível;

• Planeje todas as suas atividades e trace um plano do roteiro a percorrer;


• Procure planejar seu itinerário de modo a fazer caminhos mais curtos e menos congestionados;

• Para uma circulação adequada, rápida e segura é importante conhecer onde estão instaladas as atividades comerciais, bancárias e industriais.


• Na impossibilidade de consultar o guia da cidade e ter que trafegar por regiões desconhecidas, peça informações, de preferência, a policiais militares e motoristas de táxi;

• Quando tiver que circular por regiões desconhecidas, em viagens, estude antecipadamente o mapa rodoviário ou peça informações à polícia rodoviária com circunscrição sobre a via para planejar com segurança o trajeto a ser percorrido.