quarta-feira, 21 de março de 2012

Faixa de Pedestre

Por Gabriela Gonchoroski*

De quem é a preferência?

Segundo o CTB, o veículo maior deverá sempre preservar a segurança do veículo menor. E você motociclista deverá dar preferência a passagem dos pedestres, ciclistas e demais veículos não motorizados.
Diversas campanhas de trânsito orientam os condutores de veículos a parar na faixa de segurança assim que o pedestre dar o sinal de que vai atravessá-la (exceto aquelas devidamente sinalizadas e que possuem semáforos), como obrigatoriedade estabelecida no Código de Trânsito Brasileiro. Porém, esta atitude de dar a preferência ao pedestre deverá ser atendida sem oferecer risco de acidentes aos envoltos, ou seja, pare sempre que necessário e, antes, certifique-se que os demais veículos também o farão. É um exemplo de educação e cidadania e não pode representar riscos a sua segurança e a dos pedestres.

Próximo a Escolas e Faculdades

O movimento de estudantes próximo a instituições escolares é muito grande, por este motivo lembre-se que a qualquer momento alguém pode cruzar a rua fora da faixa de segurança/pedestre.
Outro agravante destes locais é a falta de conscientização de condutores em relação a parada e estacionamento dos veículos escolares e de passeio que fazem o transporte destes estudantes; os veículos fazem ‘fila dupla’, param sem utilizar a sinalização com antecedência o que pode provocar acidentes.
Quando tratamos de crianças temos que ter em mente que elas estão sempre distraídas ou envoltas em brincadeiras que diminuem a atenção ao atravessar a rua ou descer do carro, podendo, sem perceber, se colocar em situações de risco.

Para evitar estas situações é necessário que tenhamos uma conduta de pilotagem consciente e segura:

• Estar atento ao movimento dos pedestres;
• Trafegar em velocidade segura, mantenha a mão no dispositivo de freio;
• Dar preferência para a travessia dos pedestres;
• Ficar atento ao embarque e desembarque dos estudantes, principalmente aqueles que o fazem de veículos parados em ‘filas duplas’;
• Evitar o uso da buzina, pois este ato poderá causar a distração de pedestres e demais motoristas, aumentando o risco de acidentes;
• Se estiver trafegando no corredor entre os veículos, preste atenção no indicativo de direção (pisca) dos veículos da frente, e também na travessia de pedestres no caso de trânsito parado.

*Instrutora de Trânsito
Acadêmica em Ciência Política
Dirigente do Sindimoto