quarta-feira, 7 de março de 2012

Atravesse Com Segurança


Por Marcelo Antônio Hidalgo Madruga*

Estamos na Semana Municipal de Conscientização da Utilização da Faixa de Segurança. Para muitos, essa semana será como outra qualquer. Mas para nós, que vivemos o trânsito diariamente e sabemos dos perigos que ele proporciona aos mais vulneráveis (os pedestres), estes dias serão de intenso trabalho na tentativa de conscientizar dos passantes da importância em utilizar a faixa de segurança ao atravessar as vias públicas.

Muitas vezes, deixamos de utilizá-la devido à distância em que nos encontramos dela. Pensamos no tempo que “perderemos” ao procurar estes locais adequados e, então, acabamos por atravessar em locais de grande risco, tanto para nós, quanto para os condutores. Neste caso, há uma grande probabilidade de perdermos, também, tempo, porém, esse tempo pode ser eterno...Principalmente para as pessoas que nos amam e dependem de nós.

Seguem algumas dicas ao atravessar nas faixas de segurança:

• Atravessar a faixa somente quando houver certeza de que todos os veículos estão parados;

• Procurar, antes de atravessar, visualizar se o condutor está atento à sua travessia;

• Fazer o novo sinal (mão direita estendida) quando necessário;
Casos em que os condutores tenham dúvida da sua intenção de atravessar a via na faixa;

• Não esqueça! O novo sinal somente pode ser usado em faixas NÃO SEMAFORIZADAS! Caso haja semáforo, devemos respeitar o verde para seguir e o vermelho para aguardar o fluxo de veículos.

• Redobrar a atenção nos corredores entre os veículos;
Motociclistas ou ciclistas desatentos podem causar um atropelamento;

• Ao atravessar com crianças, segure-as pelo punho; Assim, as chances de ela soltar-se de sua mão são diminuídas;

• Nos corredores de ônibus, procure não postar-se entre as vias por onde eles circulam. Um desequilíbrio pode ser fatal.

Contamos com você para que as faixas de segurança sejam utilizadas de forma correta e segura, pois quanto mais atravessarmos nelas, aumentará, gradativamente, o respeito dos condutores para com os pedestres.

Uma ótima semana para todos.

*Responsável por Equipe Educação para a Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC