segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Poluir Menos

Economizar combustível contribui para poluir menos.

Quanto menor o consumo, menor a emissão de poluentes. O combustível consumido pelo motor é transformado parte em energia e parte em gases que são lançados no ar. 99% dos componentes dos gases lançados na atmosfera são inofensivos, mas o 1% restante é altamente nocivo ao homem e ao meioambiente. Considerando que existem cerca de 14 milhões de veículos em circulação no país, entre automóveis, caminhões e ônibus, movimentados por 14 milhões de toneladas de gasolina e álcool e 20 milhões de toneladas de óleo diesel por ano, a parcela nociva de 1% torna-se relevante na questão da poluição.

O que fazer para economizar mais e poluir menos?

A economia de combustível está diretamente ligada ao estado do carro à maneira de dirigir.

Quanto ao carro, a recomendação é tomar os seguintes cuidados básicos para poupar combustível:

1 - Manter o carburador (sim, ainda existem veículos carburados andando por aí) bem regulado. Um motor bem regulado, além de proporcionar uma economia de mais de 10% no consumo de combustível, evita a emissão excessiva de gases nocivos na atmosfera.

2 - Trocar as velas da quilometragem aconselhada pelo fabricante do veículo.

3- Substituir o filtro de ar sempre que estiver sujo. O filtro sujo funciona como um afogador: deixa entrar menos ar e queima mais combustível.

4 - Manter a bateria carregada e em boas condições de uso.

5 - Conservar o óleo do motor sempre no nível.

6 - Rodar com pressão adequada nos pneus. O ideal é verificar a calibragem toda vez que for abastecer. Pneus mal calibrados ou em mau estado aumentam o consumo de combustível.

7 - Evitar carregar peso inútil. Um bagageiro que não está sendo usado, por exemplo, é um peso morto.