segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Distância Segura


Embora não pareça, a distância de segurança é importante para termos espaço suficiente caso surja uma situação de risco, podendo reagir e parar o veículo, evitando a colisão.
As reações do ser humano a um determinado estímulo obedecem a um processo e, por isso, embora possam ser muito rápidas, não são instantâneas. Considerando as reações de um motorista, podemos observar que há um espaço de tempo entre o momento em que vê o obstáculo, decide que deve parar o veículo e reage acionando o freio. Este tempo varia de pessoa para pessoa, mas é, em média, de ¾ de segundo.

Reação Psicomotora

Estímulo: obstáculo na pista.

Retina: a visão do obstáculo (estímulo) provoca um influxo nervoso que leva a mensagem ao cérebro.

Cérebro: o cérebro reage (reação psíquica) ao estímulo (visão do obstáculo) dando aos músculos (sistema motor) ordem de se movimentarem acionando o pedal do freio.

Resposta: contração muscular até a extensão do pé acionando o freio do veículo.

A distância de segurança deve ser mantida, porque decorre um espaço de tempo entre o momento em que o motorista percebe o perigo e consegue acionar o freio do veículo. Este tempo é chamado “TEMPO DE REAÇÃO” e tem como consequência uma distância percorrida ANTES que o motorista pise no freio. DEPOIS que o motorista aciona o freio o carro ainda continua em movimento e vai desacelerando até parar totalmente (distância de frenagem).


AB – Distância de Reação: é aquela que o veículo percorre desde que o perigo é visto, até que o motorista tome qualquer providência.

BC – Distância de Frenagem: é aquela que o veículo percorre depois de acionado o freio até parar.

AC – Distância der parada: é aquela que o veículo desde que o perigo é visto, até parar.

A Distância de Parada (AC) percorrida pelo veículo entre o momento da visão do perigo até a sua parada definitiva, corresponde à soma das distâncias de reação e frenagem (AB + BC).

Como evitar a colisão com o veículo da frente:

- Fique Alerta: não desvie sua atenção. Permaneça atento, observando os sinais do motorista da frente, para saber o que ele pretende fazer.

- Antecipe-se a Situação: procure estar atento, olhando o mais à frente possível, assim você poderá ver os problemas que possam surgir além do veículo da frente. Esteja pronto para agir.

- Mantenha Distância: não subestime sua distância de parada, mesmo que conte com bons freios, é necessário um grande espaço. Se as condições da via forem desfavoráveis, aumente a distância.

- Comece a Parar mais Cedo: ao pressentir algum perigo, freie aos poucos, de modo que o veículo não derrape ou pare bruscamente.