segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Consequências


Todo veículo em movimento está sujeito às leis da física, que, juntando aos automatismos corretos do condutor, determinam o seu comportamento. As leis da física não perdoam automatismos incorretos. A aderência, que é a capacidade do atrito do pneu com o solo. A força centrífuga que tende a jogar o veículo para fora da curva. A força centrípeta que é o contrário da força centrífuga, tem de ser bem compreendida pelos condutores ou se tornarão acidentes de trânsito tendo sido provocado por falta de consciência dos motoristas. De uma certa forma, para que haja um acidente, alguma regra de circulação terá de ser infringida. Na postagem do dia 20/02/2012 (Distância Segura), foi tratado de como perceber esta situação. Hoje, a nossa proposta é relembrar a questão da frenagem que é simplesmente a utilização do sistema de freios para reduzir a velocidade do veículo ou imobilizá-lo. Quando a força aplicada no sistema de freios é ligeiramente inferior a força de atrito do pneu com o solo, a frenagem é correta, e a redução da velocidade é gradativa, sem modificar a trajetória do veículo. Pisadas bruscas e mal dosadas no freio provocam o travamento das rodas, provocando o arrastamento dos pneus, isto ocorre quando a força aplicada no sistema de freio é superior à força do atrito do pneu com o solo. Nesse caso, há o travamento das rodas que não freiam, apenas diminuem a velocidade do veículo prejudicando seu controle e direcionamento. Daí a importância da redução imediata da velocidade de um veículo no menor tempo possível.


Como se deve proceder:

1. Bloquear o corpo para sentir melhor o pedal do freio.
2. Retirar o pé do acelerador, colocando sobre o freio.
3. Frear fortemente, considerando a velocidade e sua aderência na pista.
4. Se ocorrer um travamento de roda, aliviar o pé sobre o freio.
5. Aliviar o pé sobre o freio, conforme a desaceleração.
6. Manter o veículo em linha reta, sem virar a direção.
7. Pisar no pedal da embreagem ao final da operação, para que o motor não se apague.

O que nunca se deve fazer:

1. Bombear o freio.
2. Pisar no pedal da embreagem no início da frenagem, para conservar a atuação do freio motor.
3. Esterçar violentamente a direção.
4. Reduzir as marchas de forma incorreta.