segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Ato de Dirigir


O ato de dirigir é sempre dinâmico, onde as situações se modificam constantemente. O condutor, na direção de seu veículo, deve ter atitudes seguras e corretas, condicionadas através de treinamento adequado, realizados de forma não consciente (automatismos).

Cuidados nos comandos do veículo:

Posição da Cabeça: O condutor deve mantê-la na posição normal (voltada para frente), sem incliná-la, mesmo quando estiver fazendo uma curva.

Posição do Corpo: O condutor deve permanecer sentado de forma a ter domínio sobre todos os comandos do veículo. Durante as frenagens e esterçamentos, sua perna esquerda fica enrijecida, com o pé apoiado no “assoalho” do veículo para manter o equilíbrio do corpo.

Posição das Mãos no Volante:
- Nas Retas: Devemos segurar o volante com as duas mãos na horizontal (no meio do volante).
- Nas Curvas: As duas mãos devem posicionar-se do lado do volante para o qual se quer virar, puxando o volante para essa direção (Exemplo: Numa curva para a direita, a mão esquerda muda para este lado, ajudando a mão direita. Numa curva para a esquerda, a mão direita é quem muda de posição para ajudar a esquerda).

Cuidados nas Seleções de Marchas: A seleção das marchas deve ser de acordo com a necessidade, força ou velocidade. As marcha, quando bem selecionadas, permite ao veículo um rodar confortável e sem trancos. A maneira correta de pegar na alavanca de mudança evita erros.

- Primeira e segunda: mão colocada “à direita” da bola de alavanca, fazendo força para a esquerda;
- Terceira e quarta: mão colocada “no meio” da bola da alavanca;
- Quinta: mão colocada “à esquerda” da bola da alavanca, fazendo força para a direita.

Os demais comandos do veículo (setas, faróis, limpadores do parabrisa, etc.) devem ser operados também com segurança e cautela, principalmente quando for manejar um desses comandos simultaneamente com a necessidade da troca de marchas.

Posição dos Pés:
- O pé direito deve acionar tanto o pedal do acelerador como o pedal do freio.
- O pé esquerdo deve acionar o pedal da embreagem, nas mudanças de marcha e quando tiver a intenção de parar o veículo (assim, evita apagá-lo).