quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Escolha É Sua

Por Marcelo Antônio Hidalgo Madruga*

Deus nos deu o livre arbítrio. Podemos fazer as escolhas que melhor nos convém devido a esse entendimento. Porém, sofreremos as causas finais de tais ações. Algumas podem nos levar a atalhos fáceis, contudo, perigosos. De outra forma, nos remetem a caminhos difícies, mas sem riscos.

A mudança de comportamento no trânsito (e em nossas atitudes em geral) é uma rota complexa e que exige muita diciplina e comprometimento.

Ao caminhar pelas vias de nossas cidades percebemos que se torna mais atraente atravessarmos, por exemplo, nos locais mais próximos de onde objetivamos chegar. Seja esse ponto fora da faixa de segurança, mesmo estando ela próxima, ou em meio ao trânsito dos veículos que circulam em velocidade.

Escolha fácil, caminho simples, arriscado efeito.

Ao agruparmos nossa família e amigos em um domingo para assarmos aquele churrasco gostoso, normalmente, oferecemos uma bebida gelada (cerveja) para sanar a sede que o sal nos causa. Conversar com todos sobre o risco de dirigir embriagado e a recusa em servir tais líquidos alcoólicos aos condutores presentes, torna-se uma obrigação de quem opta pela segurança de quem ama e dos que os cercam.
Escolha difícil, caminho árduo, no entanto, o resultado será positivo.

Ele lhe deu o livre arbítrio exatamente para as atitudes serem reflexionadas.

Pondere...Pense...Reflita...Julgue...Raciocine...

A escolha é toda sua.

* Agente de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC - Responsável por Equipe Educação para a Mobilidade da EPTC