terça-feira, 10 de maio de 2011

Década de Ações pela Segurança no Trânsito



A Comissão Global para a Segurança no Trânsito da ONU lançou em maio de 2009 um plano de ação para a década 2011/2020, recomendando aos países membros, medidas imediatas de atenção e prevenção contra a violência no trânsito que se revela como a principal causa de morte prematura e de ferimentos incapacitantes na população de jovens do mundo.


O desafio é grande (reduzir em 50% os índices de mortalidade), mas absolutamente possível, desde que haja absoluto comprometimento das autoridades de todas as esferas de poder e efetiva participação da sociedade, não só colaborando com atitudes preventivas mas principalmente, no acompanhamento das ações.

A ação faz parte de uma mobilização global, que inicia na Nova Zelândia no dia 11/05/2011 e segue em cada um dos 24 fusos horários no sentido do Oriente para o Ocidente. Às 11h, em cada país, uma celebração será feita como demonstração de adesão à Década, proclamada pela Organização das Nações Unidas para reverter a escalada da violência no trânsito em todo o mundo.

Como os cinco pilares (Gestão da segurança do trânsito, Infraestrutura mais segura e mobilidade, Veículos mais seguros, Usuários mais seguros e Atendimento às vítimas) não se resumem a ações de Governo, também é importante que empresas, entidades, sociedade civil organizada e os próprios cidadãos participem. As linhas de ação identificadas pela ONU como importantes para promover a segurança no trânsito vão desde o fortalecimento da gestão da segurança no trânsito, passando pela melhoria da infraestrutura viária e segurança veicular, até o comportamento dos usuários e atendimento ao trauma (assistência pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação).

O slogan oficial desse movimento mundial concebido para estimular a adesão e participação de todos é: wear (usar, no sentido de vestir a camisa), believe (acreditar) e act (agir). Entretanto, com a devida licença dos organizadores da Década e respaldados pela dimensão catastrófica e recorrente com que a violência no trânsito ocorre no Brasil, a melhor tradução ficou como: acreditar (conhecer com clareza a dimensão do problema), ousar (sair do conformismo e enfrentá-lo com coragem e determinação) e, finalmente agir.