segunda-feira, 30 de maio de 2011

Coeficiente de Aderência.


Quando ocorrem precipitações torrenciais com a formação de poças d’água, em virtude do excesso de velocidade, os pneus não conseguem remover a camada de água existente sobre a pista, passando a ocorrer o fenômeno chamado de hidroplanagem ou aquaplanagem. O veículo realiza um verdadeiro esqui aquático e o condutor não consegue mais dirigi-lo (direção e freios não obedecem mais). Com a velocidade ao redor de 60 km/h, inicia-se a perda parcial de aderência dos pneus ao solo (a perda total verifica-se com velocidades bem maiores), mas os veículos são capazes de entrar numa aquaplanagem até 40 km/h com os pneus lisos. Quando os pneus apresentam sulcos inferiores a 1,6 milímetros (é a espessura de uma moeda) geram muita insegurança nos dias de chuva e devem ser substituídos imediatamente. Os pneus carecas não removem a água, apenas a empurram à frente, formando uma cunha. Muitos acidentes são, portanto, decorrentes do real desconhecimento da aderência (qualidade do contato). O melhor contato verifica-se com o coeficiente de aderência 0,8/0,9 (pista seca) e o pior com o coeficiente de 0,1/0,2 (rodovia com gelo). Quando mais a velocidade diminuir, mais a aderência aumenta. Mas, atenção: Não freie enquanto as rodas não estiverem em contato com o solo.
O travamento das rodas pode fazer o veículo girar ou até mesmo capotar. Um veículo a 90 km/h, remove aproximadamente 5 litros de água por segundo. É bom lembrar que existe apenas um procedimento para melhorar a aderência ou que a aderência somente pode ser reconquistada através da redução da velocidade do veículo: Dessa maneira o veículo consegue remover a camada d’água para evitar a aquaplanagem.

Com os índices de aderência que passamos a fornecer, o condutor poderá tomar conhecimento dos espaços que irá necessitar, para imobilizar um veículo. A primeira indagação que se deve fazer é a seguinte: De que aderência eu disponho aqui e agora?
- Dirigindo a 60 km/h, um condutor necessitará, aproximadamente, das seguintes metragens para deter um veículo:

- Rodovia Seca: Coeficiente de aderência aproximado de 0,8/0,9 = 34 metros.
- Rodovia Úmida: Coeficiente de aderência aproximado de 0,7 = 37 metros.
- Rodovia Molhada (1/m de água): Coeficiente de aderência aproximado de 0,6 = 40 metros.
- Rodovia Molhada (2 a 3 m de água): Coeficiente de aderência de 0,5 = 45 metros.
- Rodovia Escorregadia: Coeficiente de aderência aproximado de 0,4 = 51 metros.
Rodovia Coberta de Gelo: Coeficiente de aderência aproximado de 0,2/0,1 = 63 metros.

Vale lembrar que estas distâncias são aproximadas, porque, com a participação de outras variáveis como areia, óleo, folhas secas e pequenos saibros, essas metragens são alteradas consideravelmente.