quarta-feira, 13 de abril de 2011

RACHAS: QUE DESAFIO É ESTE?

Por José Nilson Padilha*

Já estamos acostumados com as notícias de jovens que perderam suas vidas ou se feriram em finais infelizes de "rachas", tanto com carros como com motos. E a realidade é esta, quem já fez "rachas" sabe do que estou falando! Ou acabou em acidente ou quase..., a euforia, o medo, o desafio, liberando adrenalina podem tornar a atitude prazerosa, mas sempre muito perigosa! Você precisa se exibir para mostrar quem você é? Quem tem personalidade e presença de espírito não precisa disto!

Vivemos em uma sociedade historicamente marcada pelas disputas, que vão desde o campo político (republicanos x federalistas, chimangos x maragatos, esquerda x direita e nas últimas décadas a polarização entre dois campos políticos opostos, que dificilmente dialogam) até nos esportes, onde Sport Club Internacional e Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, há um século travam duelos homéricos.

Esta disputa, parece já incorporada ao DNA do cidadão gaúcho, e que de forma natural é repassado para as ruas e estradas do estado, onde se disputa cada metro, cada centímetro de asfalto. O exemplo disto é quando alguém dá sinal de luz de indicadora de direção, para acessar uma via, ou mudar de pista, parece que está ofendendo o outro condutor e este acelera o carro para não permitir que ele acesse o local que está indicando, ou quando alguém, parado no semáforo, olhar para o lado, acelerar seu potente motor, está chamando o outro condutor para o desafio. É uma ação do instinto primata de conquista de território ou dos machos disputar as fêmeas, esquecendo os milhares de anos de evolução humana.

O desafio que temos é este: mostrar que o trânsito é um espaço público, ou seja, todos tem seus direitos e deveres e se cada um fizer a sua parte, respeitando o tempo e o espaço do outro, as violência no trânsito será bem menor.

Se você gosta de radicalizar, procure o autódromo, pratique esportes, porque nas ruas você já deve ter visto este filme e o final geralmente é infeliz!

Empinadas e rachas nas ruas não!

Consulte legislação Art. 67,174 e 175 do CTB


http://www.youtube.com/watch?v=ixAzekeZJq8

http://www.youtube.com/watch?v=5wrqsXNbL44&feature=related


*Agente de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC