Ao
presenciar um acidente de carro, as pessoas se deparam com dúvidas sobre como
prestar o primeiro atendimento e pedir ajuda. Prestar socorro é um ato de
solidariedade e os primeiros cuidados prestados a qualquer vítima de acidentes
ou doenças podem proteger sua vida, reduzir sofrimentos e manter a pessoa em
condições de esperar o socorro médico. Por isso, é sempre bom conhecer o que
pode ser feito nas situações que acontecem com mais frequência em um acidente
automobilístico.
Tomar
algumas providências junto ao local é importante. Sinalize a cena do acidente.
Se, ocorreu na cidade, estacione seu carro em local seguro e afastado do
acidente, ligue o pisca alerta, certifique-se que não existe fio da rede
elétrica próximo. Se for o caso, desligue o(s) veículo(s) envolvido(s) no
acidente e coloque o triângulo no mínimo a 30 metros. Se o acidente ocorreu em
rodovia, o procedimento é praticamente o mesmo, adequando-se às condições do
ambiente (se for o caso também sinalize com galhos de árvores ou vegetação
baixa).
Lembre-se: quem presta o primeiro atendimento
deve estar consciente de seus limites. Não tente substituir o profissional
especializado.
Após
certificar-se que o local está livre de novos acidentes, a primeira providência
a tomar é telefonar para o socorro. Se houver vítima, ligue para a polícia (190).
Caso o acidente seja em uma rodovia com pedágio, ligue para a concessionária
responsável (deve haver números de telefones em placas ao longo da rodovia). Ao
telefonar, é importante descrever a situação do local.
Se
houver condições de perceber, informe se foi uma colisão, um abalroamento, um
choque ou atropelamento. Tente ser o mais exato na localização do acidente,
indicando o nome da rua ou rodovia, o número de um prédio próximo ou o
quilômetro e o sentido do mesmo. Procure perceber ainda o número de feridos e a
faixa etária (bebê, criança, adulto, idoso), se as vítimas estão conscientes ou
não, se há queimados ou presos nas ferragens, e ainda se há vazamento com risco
iminente de incêndio.