segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Na Defensiva

Com a aproximação do verão e das férias escolares, é normal o aumento de veículos circulando pelas rodovias. O que não podemos esquecer é de dirigir de forma defensiva, ou seja, de modo a se evitar acidentes de trânsito.

O que é dirigir na defensiva?
Um motorista defensivo é aquele que dirige tomando em consideração a falta de habilidade e de conhecimentos do “outro motorista”, é o que reconhece não possuir nenhum domínio sobre as ações imprevisíveis de outros motoristas, dos pedestres nem sobre as condições do tempo e das vias públicas, e que, portanto, desenvolve várias práticas defensivas, evitando ou reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito.
A direção consciente, a utilização da legislação, de conhecimento técnicos e de ações corretamente condicionadas, desenvolvem o hábito de dirigir na defensiva, evitando acidentes.
Em resumo, o motorista defensivo dirige com educação, eficiência e segurança.

Forma Preventiva: É quando o condutor desde o momento que assume a direção de um veículo, avalia suas condições física e mental, as condições da via, do veículo, do tempo, evitando acidentes ao trafegar com as devidas margens de segurança. Dirigindo preventivamente, o condutor consegue observar, prever e reagir no tempo certo e de acordo com as condições do trânsito.

Forma Corretiva: É a reação do condutor, através de ações corretamente condicionadas, ao se defrontar com uma situação de emergência ou perigo, a fim de evitar acidentes.
Exemplos:
- Retirar o pé do acelerador para controlar uma derrapagem;
- Aliviar o pé sobre o freio para controlar um travamento de roda,
- Movimentar levemente a direção para controlar uma aquaplanagem.