quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Festividade ou Infelicidade ?

Por Marcelo Madruga*

O período do ano que se aproxima nos faz lembrar de acontecimentos de alegria e confraternização.

O Natal remete-nos ao nascimento de Cristo e todas as suas obras que nos foram passadas através da Sagrada Bíblia. Ensinamentos de paz, harmonia, fraternidade, solidariedade e união. Receber e oferecer presentes são gestos que estreitam os laços de amizade e amor entre nós e os nossos.

O Ano Novo reporta aos dias que virão; novos desafios, novas aspirações e continuidade da nossa vida.

Infelizmente, para o trânsito, essas datas nos fazem ligar um sinal de alerta. Como são datas comemorativas, muitas pessoas acabam se excedendo no uso das bebidas alcoólicas, algo que já se tornou normal entre nossas famílias e círculos de amizades. Até aí, está tudo bem. Somos humanos e temos o direito de apreciar o que a vida nos proporciona e alegrarmos nossa noite da maneira que quisermos. O problema principal (que acaba sendo fatal) destas festividades é conduzir veículos após ter ingerido essas bebidas. Vários grupos familiares acabam não festejando estas datas. Relacionam essas datas ao sofrimento e a tristeza. Perderam, para o trânsito, entes queridos. Perderam, para o trânsito, a razão da festividade. Não dão presentes, mas distribuem lágrimas e abraços dolorosos. Não celebram os dias que vem, porém, amargam os momentos que foram e que nunca voltarão.
Por isso, senhor(a) leitor(a), façamos um pacto: Vamos festejar, vamos alegrar nossos corações nestas datas vindouras e não deixemos que a morte adentre pela nossa chaminé; não deixemos que o vermelho do sangue manche o glorioso branco da paz.

Presenteie as pessoas que amas com uma carona segura ou uma corrida de táxi.

Festeje o começo de uma nova etapa de sua vida com atenção, educação e segurança.

Faça com que todo o final de ano aumente o seu comprometimento com a festividade de alegrias e não com a infelicidade das perdas.

Saúde, paz, força e união.

Boas festas!

*Agente de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC
Responsável pela Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC.