quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Papel de Cada um de nós no Trânsito


Por Gabriela Gonchoroski*


O SINDIMOTO/RS representa o motociclista profissional, no âmbito coletivo da categoria e em ações de representação sindical frente às negociações salariais e demais demandas da categoria profissional; ainda assim nos últimos anos tem tomado a linha de frente no combate a violência que tem tomado conta das nossas ruas.
Somos cada um de nós participes do trânsito e dos problemas que ele representa. Desta forma é correto afirmar que somos também parte importante da solução destes problemas.
A postura que adotamos ao transitar pelas ruas e avenidas das nossas cidades é o ponto de partida para amenizar a violência desenfreada que assola nossa sociedade. Estamos certos de que nenhum de nós sai de casa com a intenção de se envolver num acidente de trânsito, ou até mesmo de causar o transtorno que se transforma em congestionamento em alguns minutos. Porém ainda assim quando saímos de casa não nos empenhamos em manter uma postura segura ao longo do dia, enquanto pedestres acabamos atravessando fora das faixas de segurança, como motoristas avançamos ao verificar que o sinal tornou-se amarelo, enquanto motociclistas nos deixamos levar pela facilidade de deslocamento e nos utilizamos do corredor para chegar mais rápido em nossos destinos.
Estas atitudes impensadas, ou até mesmo arraigadas em nosso comportamento, acabam gerando situações de riscos cotidianos, que em muitos casos tornam-se tragédias anunciadas.
Pensando nestes perfis comportamentais o SINDIMOTO está empenhado num projeto amplo de conscientização e treinamento dos motociclistas recém habilitados, e motociclistas profissionais. Além desta capacitação temos instrutores habilitados a trabalhar com grupos escolares em palestras direcionadas aos jovens do ensino médio, formando desta maneira uma corrente comportamental positiva.
Interessados a participar do curso de pilotagem defensiva, ou formar grupos para a palestra de jovens poderão obter maiores informações no telefone 51.33220909 ou e-mail sindimoto@sindimoto.com.br.
Todas as quartas quartas-feiras do mês, o Sindimoto participará deste portal, postando conteúdo voltado aos motociclistas, tais como dicas de pilotagem, legislação de trânsito e trabalhistas. Teremos prazer em responder suas dúvidas, Entre em contato conosco.

*Diretora Sindimoto RS
Acadêmica em Ciência Política
Integrante do Comitê Estadual pela Mobilização da Segurança no Trânsito