segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ver Obstáculos


Para ver os obstáculos dentro do tempo hábil, é necessário que o condutor esteja olhando longe, aproximadamente 500 metros adiante, Dessa forma, disporá de tempo suficiente para observar a evolução dos problemas e acionar os mecanismos de “ver e ser visto” através de uma pequena buzinada ou de um sinal de luz e dessa forma despertar a atenção da pessoa que parece se constituir num risco potencial. Os corpos em movimento adquirem e acumulam uma energia de movimento (quando um veículo roda, adquire um impulso que o leva a prosseguir a viagem, mesmo quando não esteja mais sendo acelerado: é o que chamamos de energia cinética) e, para serem imobilizados, necessitam um espaço físico proporcional ao quadrado da velocidade, incluindo o tempo de reação. É uma das razões porque o condutor deve estar direcionando o olhar para bem mais adiante do veículo, a fim de que possa perceber os obstáculos a tempo de evitar as colisões. É preciso que os obstáculos sejam visualizados a uma distância bem superior ao espaço da freada; algumas variáveis podem passar despercebidas do condutor e exigir maior espaço para imobilização do que estava previsto. Nas colisões e nos atropelamentos, o condutor, quase sempre, não desencadeou o processo de “ver e ser visto”.