quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comprometimento no Trânsito

Por André Rabello dos Santos*

A educação para o trânsito não é tarefa simples. O trânsito é um sistema complexo, que tem de lidar com a dualidade - acesso X fluidez. Todos os atores envolvidos necessitam ter atendidas suas demandas ao mesmo tempo, o que gera um imenso conflito no sistema como um todo. Quando em deslocamento, precisamos de ruas e avenidas livres para que possamos nos deslocar com rapidez (fluidez) aos nossos destinos. Ao chegar, porém, precisamos de acesso facilitado, de preferência, a poucos metros de nosso destino. Enquanto pedestres, exigimos que todos os veículos nos respeitem independente de faixa de pedestres, pois somos os principais atores, segundo o código de trânsito brasileiro. Quando nos “transformamos” em motoristas, “esquecemos” nossas reivindicações enquanto pedestres, e disputamos com nossos algozes cada metro de asfalto, nesta batalha pelo chegar mais rápido. Assim também podemos falar dos motociclistas, ciclistas, idosos, e outros que queiramos citar.

Cada grupo elenca separadamente suas prioridades frente aos problemas enfrentados no trânsito. Além disso, apesar de um Código de trânsito que se propõe democrático, estamos em um país onde a população vive um tipo de dominação moldada por uma cultura patrimonialista, onde os níveis hierárquicos muitas vezes servem como relativizadores no cumprimento das normas, e quando cumpridas acabam sendo muito mais pela intimidação e coerção, do que por um ato de consciência. Esta característica cultural espelha nossas ações no trânsito e somente uma mudança de paradigma agirá na contenção desta violência.

Acredito que, como educadores, o que podemos fazer é plantar a semente da paz no trânsito, conscientizando todos de seus deveres e direitos, para mais adiante colhermos frutos menos amargos. Precisamos do comprometimento de todos os atores, caminhando no mesmo rumo, o rumo da civilidade, da educação, do respeito, da gentileza, da tolerância, da solidariedade e da coletividade, pois somente a integração das pessoas, na verdade, os protagonistas em todos estes grupos participantes do trânsito, podem trazer melhores resultados às estatísticas de cada final de semana e feriado, quanto à acidentalidade nas ruas, avenidas e estradas de nosso país.

*Agente de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC