sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Placas de Sinalização - Advertência



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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cuidado com as Lombadas!


O que se pretende conseguir com as lombadas ou quebra molas, é que o condutor mantenha, nas imediações desses locais, a velocidade aproximada de 30 Km/h, em virtude dos grandes riscos que eles oferecem para a circulação segura. Difícil é para o condutor contemporizar velocidade com segurança: Existem locais em que parece ridículo dirigir a 50 Km/h e há locais em que dirigir a 50 Km/h representa riscos potenciais elevados, como por exemplo, diante de uma escola, asilo, hospitais, etc.
Outro item que deve ser levado em consideração é a forma de como passar pelas lombadas. Não tomando certos cuidados, pode acarretar danos para o veículo. Muitos condutores têm o hábito de atravessar lombadas de lado, com uma roda de cada vez. Isso faz com que os movimentos do carro gerem forças laterais na movimentação dos componentes da suspensão, ocasionando folgas excessivas, ruídos, empenamentos e até mesmo o travamento total deles. Os condutores devem sempre passar pelas lombadas com o veículo de frente. As rodas dianteiras devem estar alinhadas e atravessar o obstáculo simultaneamente, o mesmo acontecendo com as traseiras. Para identificar a presença de lombadas, alguns metros antes e no próprio local existem placas de sinalização que indicam a existência das mesmas, que é representado como mostra a figura abaixo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Placas de Sinalização - Advertência



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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Freio Antilock Braking System


A principal vantagem do freio ABS (Antilock Braking System) é que possibilita a manutenção do controle do veículo, apesar de freada brusca, tendo em vista que os sensores de rotação verificam a cada fração de segundos se ocorre o travamento das rodas. Se isso vem a acontecer, pelo fato de o condutor ter “pisado demasiado fundo”, o sistema libera automaticamente as rodas e passa a freá-las na medida certa, à revelia do condutor, evitando, desta forma, o travamento das rodas. Trata-se da melhor maneira de frear um veículo, porque com as rodas girando, o condutor pode direcioná-lo para onde bem lhe convir, para evitar a colisão.

Mas para que o freio ABS funcione perfeitamente, alguns cuidados são necessários:

-- Deve ser feita periodicamente a regulagem dos freios, mantendo o pedal sempre acima da metade da distância entre ele e o chão do veículo.


-- Periodicamente também deve ser feita a regulagem do cabo tensor do freio estacionário.


-- Puxe a alavanca do freio estacionário sem forçar além da necessidade.


-- Deve ser feita a sangria para eliminar as bolhas que impedem o correto funcionamento da frenagem.


-- O fluido de freio deve ser trocado conforme a recomendação do fabricante.


-- O fluido também deve ser trocado periodicamente porque pode ser contaminado com água.


-- Para obter maior vida útil dos freios, deve-se manter velocidade constante e frear suavemente.


-- Quando, ao pisar no freio, for provocado um ruído semelhante ao atrito de metais, deve-se providenciar uma revisão das pastilhas e dos discos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Placas de Sinalização - Advertência



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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Consciência no Trânsito

Por Mary Estela Gonçalves Viana*

No trânsito, em primeiro lugar, somos todos pedestres. Embora esse espaço seja um sistema complexo que apresenta diversos protagonistas, ao fazermos nossos deslocamentos devemos priorizar o “caminhante”. A cultura do automóvel é muito forte em nossa sociedade e a valorização de “ter um carro” é premente para a maioria das pessoas.

A idéia que surge imediatamente ao se falar em trânsito é a de máquinas disputando os espaços nas vias. Mas quem as dirige? Precisamos começar a falar e a pensar em trânsito como responsabilidade e conseqüência da conduta humana. O comportamento das pessoas quando dividem os espaços públicos é, na maioria das vezes, egoísta e competitivo, isso acontece em razão de uma lógica consumista e da valorização demasiada do automóvel como instrumento de demonstração de “status”. A prática da empatia pode ser um antídoto para melhorar o convívio social nos deslocamentos. A solidariedade, o respeito, a gentileza, a educação e a responsabilidade devem fazer parte do nosso dia a dia ao transitarmos pela cidade. Precisamos urgentemente transformar o nosso trânsito para que ele não ceife mais vidas! Precisamos urgentemente tornar o nosso trânsito mais humano! Como dizia Charlie Chaplin “Mais que de máquinas, precisamos de humanidade”.

Por isso nos nossos deslocamentos são necessários alguns cuidados para que possamos reduzir os acidentes.

Por exemplo, com as crianças:

A criança com idade inferior a dez anos sempre deve utilizar o banco traseiro do veículo, com o dispositivo de retenção adequado a sua idade:

De 0 a 1 ano de idade, usa-se o dispositivo de retenção “bebê-conforto”. Lembrando que ele deve ser voltado para o vidro traseiro e preso pelo cinto de segurança.

De 1 a 4 anos, obrigatoriamente, a criança deve utilizar a cadeirinha, presa com o cinto de segurança, conforme a orientação do manual do equipamento.

De 4 a 7 anos e meio, poderá ser usado o assento de elevação para ajustar o uso do cinto ao corpo da criança.

A partir de 7 anos e meio, deverá ser utilizado o cinto de segurança.

Conforme a Deliberação nº 100 do CONTRAN, o transporte de criança com idade inferior a dez anos poderá, excepcionalmente, ser realizado no banco dianteiro do veículo, sempre com o devido dispositivo de segurança:

I - quando o veículo for dotado exclusivamente deste banco;

II - quando a quantidade de crianças com esta idade exceder a lotação do banco traseiro;

III - quando o veículo for dotado originalmente (fabricado) de cintos de segurança sub-abdominais (dois pontos) nos bancos traseiros.

Com os pedestres:

Mantenha atenção constante;

Sempre que possível ande na calçada;

Ver e ser visto pelo motorista reduz o risco de atropelamentos;

Na travessia aguarde na calçada, olhe para os dois lados, atravesse sempre que possível na faixa de pedestre, utilize o Novo Sinal nas faixas de pedestres não semaforizadas, evite atravessar nas curvas e entre veículos, atravesse sempre em linha reta.

Pedestre, seja responsável, o sinal também vale para você.

Se a criança for pequena ao andar pela rua, pegue-a pelo pulso será mais difícil para ela escapar da mão.

Na neblina ou cerração:

Atenção redobrada à circulação (pedestres, ciclistas e outros veículos);
Manter a luz de posição (o primeiro modo de iluminação dos veículos) ou faróis ligados;
Trafegar em velocidade moderada;
Manter distância segura do veículo que está à frente;
Sinalizar todo e qualquer movimento com antecedência;
Cuidado nas ultrapassagens, conversões e retornos necessários;
Acionar palhetas do pára-brisa se o mesmo estiver úmido;
Os motociclistas devem manter as viseiras de seus capacetes ou óculos de proteção limpos;
Se a visibilidade estiver muito prejudicada, aguardar a redução da neblina.

Para motoristas:

Todo condutor de veículo tem por obrigação estar em dia com a manutenção do seu veículo por isso é importante fazer uma revisão diária nas condições do mesmo com base no artigo Art. 27 Lei 9503/97. “Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”.

Para fazer uma revisão básica basta seguir o GALOPE.

Quanto custa para fazer esta revisão diária?

Apenas alguns minutos que podem fazer a diferença para sua segurança ou para aqueles infratores de plantão economia no bolso.

G - combustível (a falta dele gera infração de natureza média valor Art.180 R$85,13)

A - água (Sistema de arrefecimento e lavador do limpador de para brisa Art.230IX R$127,69), garante uma longevidade do seu motor.

L - luzes (sistema de iluminação dialoga com os outros e painel do veículo que dialoga com você Art.230IX R$127,69), garante uma melhor comunicação entre os demais usuários da via.

O - óleo (motor, caixa, dir. hidráulica, fluido de freio), garante uma longevidade ao coração de seu veículo, o óleo de motor deve ser verificado no mínimo uma vez por semana e o fluído de freio que deveria ser trocado uma vez ao ano.

P - Pneus (inclusive o estepe) o único ponto de contato com o solo e estando bem calibrado vai ter uma maior durabilidade, economia de combustível e um melhor atrito com o solo e não esquecendo sempre de calibrar o estepe.
(Art.230IX R$127,69)

E - equipamentos obrigatórios conforme resolução 14/98 CONTRAN (macaco, triângulo, chave de rodas Art.230IX R$127,69)

Lembre-se: Sua segurança vale ouro.

*Agente de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cruzamentos não Sinalizados


Nos cruzamentos não sinalizados, o artigo 29, III, letra C, do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que terá prioridade de passagem “o que vier pela direita do condutor”. Na presente situação, o veículo número um tem prioridade de passagem. Através da determinação do artigo citado, fica claro que a preferência não é do veículo de maior peso, da rua mais larga ou de maior movimento. Contudo, se o condutor do veículo número um tiver bons conhecimentos de direção defensiva ou preventiva, embora saiba que tem a vantagem da preferência, mostrar-se-á extremamente cauteloso e atento com relação ao comportamento do veículo número dois. Vale a regra, mas mais vale a efetiva parada do outro veículo. Se o condutor prioritário perceber que o veículo não prioritário não está reduzindo a velocidade, deverá abrir mão imediatamente do direito da preferência, para evitar a colisão; quanto maior for a demora, maiores serão as lesões corporais e os danos materiais causados. Dificilmente um condutor de automóvel não prioritário escaparia com vida ou sem lesões graves, se num cruzamento colidisse a 50 ou 60 km/h contra um ônibus ou caminhão, sem o uso do cinto de segurança. Se viesse a colidir nas rodas, estaria como se batendo contra um rochedo e teria fratura de costelas e amassamento do tórax. Se viesse a colidir no vão existente entre as rodas dianteiras e traseiras, com cinto ou sem cinto de segurança, teria a cabeça triturada ou, na pior das hipóteses, decepada. No trânsito, morre-se fácil e rapidamente.

O Eng. David Duarte Lima, PhD em Segurança de Trânsito, aponta que, em 60% das colisões, a velocidade é inferior a 50 km/h. A força do impacto de uma colisão a 50 Km/h corresponde 35 vezes ao peso da pessoa. Se uma pessoa pesa 75 quilos, a força do impacto será de 2.600 quilos. É óbvio que a pessoa não conseguirá suportar todo esse peso. É o cinto de segurança que faz esse trabalho. Sem o cinto, são conhecidas mortes em colisões a partir de 20 Km/h.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Placas de Sinalização - Advertência


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segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Início da Proibição


As placas que proíbem estacionar (ou parar e estacionar) geram, frequentemente, confusão no que diz respeito ao local onde inicia a proibição, se antes ou depois da placa. Embora pareça um problema um tanto complicado, a solução é simples: a proibição inicia a partir do local onde a placa está colocada. A figura acima facilita a compreensão da dificuldade que está sendo apresentada: o veículo azul está corretamente estacionado, enquanto que o veículo vermelho está mal estacionado. Caminhão e ônibus no entanto deverão ter o cuidado de não tapar as placas.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Placas de Sinalização - Advertência



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