segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Freio Antilock Braking System
A principal vantagem do freio ABS (Antilock Braking System) é que possibilita a manutenção do controle do veículo, apesar de freada brusca, tendo em vista que os sensores de rotação verificam a cada fração de segundos se ocorre o travamento das rodas. Se isso vem a acontecer, pelo fato de o condutor ter “pisado demasiado fundo”, o sistema libera automaticamente as rodas e passa a freá-las na medida certa, à revelia do condutor, evitando, desta forma, o travamento das rodas. Trata-se da melhor maneira de frear um veículo, porque com as rodas girando, o condutor pode direcioná-lo para onde bem lhe convir, para evitar a colisão.
Mas para que o freio ABS funcione perfeitamente, alguns cuidados são necessários:
-- Deve ser feita periodicamente a regulagem dos freios, mantendo o pedal sempre acima da metade da distância entre ele e o chão do veículo.
-- Periodicamente também deve ser feita a regulagem do cabo tensor do freio estacionário.
-- Puxe a alavanca do freio estacionário sem forçar além da necessidade.
-- Deve ser feita a sangria para eliminar as bolhas que impedem o correto funcionamento da frenagem.
-- O fluido de freio deve ser trocado conforme a recomendação do fabricante.
-- O fluido também deve ser trocado periodicamente porque pode ser contaminado com água.
-- Para obter maior vida útil dos freios, deve-se manter velocidade constante e frear suavemente.
-- Quando, ao pisar no freio, for provocado um ruído semelhante ao atrito de metais, deve-se providenciar uma revisão das pastilhas e dos discos.
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" I D E T R A N "