Um condutor que dirigir desatento, a 110 km/h, estará batendo em um obstáculo a 100 metros em apenas 3,27 segundos. Como vimos em postagens anteriores, a distração e a queda de vigilância são, frequentemente , fatores de acidentes: os condutores passam a perceber os obstáculos tarde demais, quando não há mais espaço suficiente para evitar a colisão.
A condução segura está alicerçada sobre os seguintes princípios:
- condutor em boa forma física e mental (sensibilidade, ausência de álcool - pois ele reduz a sensibilidade e embrutece as pessoas), boa saúde e descansado;
- veículo em bom estado (pneus, freios e faróis) e cinto afivelado, para evitar traumatismo nos acidentes.
- domínio da velocidade: o condutor deve ser senhor da velocidade, o veículo atende e para quando o condutor quiser (distância de parada, força centrífuga);
- se ocorrer neblina densa ou a participação intensa de pedestres na rodovia, a velocidade indicada pela sinalização não poderá ser aplicada, devendo o condutor adequá-la às situações do momento;
- cada um no seu lugar, cada um na sua vez (ordem e respeito, é a sua vez, é a minha vez);
- não surpreender os outros (ver e ser visto pelos outros no momento certo e ter boa capacidade para perceber as intenções e as atitudes dos demais condutores).
Lembre-se sempre: o uso obrigatório dos faróis nos dias de chuva ou neblina não melhora em nada seu campo de visão. O objetivo é única e exclusivamente facilitar o processo de ser mais facilmente visto pelos demais condutores.