segunda-feira, 19 de março de 2012

Meio Ambiente


É comum todas as segundas-feiras postarmos temas referentes a veículos, comportamentos, legislação de trânsito, normas de circulação e conduta, etc. Dificilmente tratamos sobre o meio ambiente. Em fóruns, debates, encontros, palestras das quais participamos, percebermos “guerreiros” que colaboram com ideias a solucionar problemas nos trânsitos das cidades e principalmente diminuir a mortandade de pessoas, mas pouco se fala sobre a mortandade do nosso planeta.

Nós que vivemos neste planeta, não nos damos conta das plantas com tamanhos e formas variadas, das inúmeras espécies de pássaros, peixes, insetos, animais, seres humanos vivendo sobre o solo, dentro da terra, no ar, na água, respirando sob a luz do Sol ou se escondendo dela. Nós, seres humanos, não nos damos conta de que sempre vivemos nela e que ela é única. Por quanto tempo ainda conseguirá equilíbrio diante da ação do ser humano sobre ela? Terra, nossa grande casa, por enquanto só temos uma!

De agora em diante, também cidadãos/condutores, temos de ter consciência sobre ações com o veículo que ainda agride a natureza fazendo barulho, consumindo muito combustível, produzindo gases, lançando fumaça e outras partículas na atmosfera.

É importante nos conscientizarmos de que o Planeta Terra é único e insubstituível. Para continuarmos vivendo nele, precisamos do seu ambiente em perfeito equilíbrio. Este mesmo ambiente é o inteiro ambiente de todos. É o conjunto de todas as formas vivas e não vivas. A água, o ar, a luz, o solo e subsolo, tudo que reveste o solo (vegetais, florestas, cidades, veículos), animais (grandes, pequenos, microscópicos e também o homem). Ninguém é dono da água, da luz, do solo, das plantas, dos animais. Eles pertencem a todos em todo o planeta. Para viver, o peixe da lagoa, por exemplo, depende dos elementos vivos e não vivos que a natureza lhes dá de graça, numa relação de interdependência. A vida só acontece em equilíbrio.

Preocupados com a vida, cientistas estudam essas relações. É a ecologia que, em sua origem, significa a “ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si ou com o meio orgânico ou inorgânico no qual vivem, e ainda estuda as relações recíprocas entre o homem e seu meio moral, social, econômico”. De forma simples, pode-se dizer que a ecologia estuda as relações dos seres vivos entre si e o ambiente que os cerca.

Contudo, esses seres só conseguem viver se existir equilíbrio nessas relações, que formam um sistema maior. No momento, não é o que está acontecendo mundo afora. Pensemos um pouco mais no ambiente que está do lado de fora dos nossos carros. Vamos colaborar com a natureza, ela certamente agradecerá, e não nos punirá como está fazendo já algum tempo.