segunda-feira, 18 de julho de 2011

Calibragem dos Pneus


Os pneus fornecem melhor tração quando calibrados conforme a recomendação do fabricante. Com a pressão inferior ou superiora recomendada, piora tanto a tração quanto a frenagem do veículo, porque simplesmente passa a haver uma menor área de contato do pneu com o solo – é o pneu sozinho que assegura o contato com o solo. Se confrontarmos o tamanho do veículo com a área de contato, veremos que ela é mínima, o equivalente á de um cartão postal, ou a palma (da mão), para cada roda, mas que passará a ser ainda menor, se os pneus não estiverem corretamente calibrados (com excesso ou fraca calibragem).

Ao dirigir um veículo com os pneus murchos, o condutor reduz a força de tração, aumenta o consumo de combustível, ocasiona um gasto prematuro dos mesmos, dificulta uma freada de urgência, isto é, necessitará de maior espaço para retirar-lhe energia cinética acumulada e ainda e ainda estará sujeito aos riscos de aquaplanar. A 130 km/h (que é a velocidade permitida na maioria das autoestradas dos países da União Européia), cada parte do pneu é esmagada aproximadamente 20 vezes por segundo. Isso acarreta, consequentemente, a desestruturação e o aquecimento. São relativamente freqüentes ao acidentes causados por estouro dos pneus.