São elementos importantes na aderência do veículo ao solo.
Tipos: Radial ou Diagonal.
Um pneu é radial quando os fios de reforço estiverem em posição transversal.
Um pneu é diagonal quando os fios de reforço estiverem em posição longitudinal.
Componentes:
Banda de rodagem, carcaça de lona, talão e flanco.
A banda de rodagem é a parte de borracha que faz contato com o solo. Os sulcos longitudinais e laterais permitem maior aderência ao solo bem como a drenagem da água. Com o desgaste da borracha, o sulco vai perdendo a profundidade, não devendo ficar inferior a 1,6mm. Sem a devida profundidade do sulco, o pneu passa a representar perigo.
A carcaça de lona, situada abaixo da banda de rodagem, é a parte interna do pneu onde ficam as lonas e os fios de reforço.
O talão é a parte que encaixa no aro onde existem fios de reforços para a segurança.
Flanco é a parte lateral do pneu onde estão impressos números e letras que fornecem informações referentes ao pneu.
Alguns cuidados:
Amortecedores:
Devem ser trocados quando se verificar que o veículo está perdendo a estabilidade e desviando a trajetória.
Rodas:
Deve ser feito o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção toda vez que surgirem vibrações no volante.
Pneus:
Devem ser mantidos em bom estado para garantir a adequada aderência ao solo evitando problemas como a aquaplanagem e deslizamentos;
Devem ser calibrados de acordo com as recomendações do fabricante;
A baixa calibragem causa desgaste nos pneus;
Deve-se procurar imediatamente um posto de serviços quando um ou mais pneus estiverem descalibrados;
Para prolongar a vida útil dos pneus, deve ser feito rodízio periódico e mantê-los balanceados e alinhados.