sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Placas de Sinalização - Advertência



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quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Carona Segura

Por Valter Ferreira da Silva;*
Felipe Espindola Carmona;*
Gabriela Gonchoroski Gonsalves.*

Você é responsável por quem carrega na garupa...

Com a chegada do verão e período de férias viagens são comuns para todos, mais motociclista lembre-se que você é responsável pela segurança daqueles que pegarem carona em sua motocicleta, portanto certifique-se de que estará atendendo ao que a legislação estipula. A idade mínima para o passageiro é de 7 anos, assegure-se de que ele possua condições de cuidar da própria segurança durante o trajeto e dê a ele as seguintes dicas:
• Usar sempre capacete dentro das especificações do CONTRAN e certificado pelo INMETRO
• Usar roupas adequadas e de cores claras para facilitar a visualização. Principalmente à noite e em dias de chuva
• Não tentar ‘pilotar’ a motocicleta junto com o condutor, pois este tipo de comportamento coloca em risco a segurança de ambos, o mau posicionamento do carona desloca o centro de gravidade e acentua o risco de acidente
• Estar atento no momento da ‘arrancada’ para não cair da motocicleta com este primeiro impulso
• Manter sempre os pés firmes nas pedaleiras, para evitar o atrito com o chão e consequente acidente
• Não distrair a atenção do piloto, pois pode causar graves acidentes

Lembre-se: transportar menores de sete anos é infração gravíssima, penalizada com multa e suspensão do direito de dirigir!

As vestimentas dos caronas devem seguir as mesmas recomendações acima citadas, pois em caso de queda os mesmos estão sujeitos aos mesmos riscos que os condutores.

Echarpes – ou outro tipo de assessório da vestimenta que se projete para além da cintura quando a pessoa está em pé, poderão enrolar na roda ou na corrente quando o passageiro sentar no banco da moto.
Cadarços – O cadarço dos sapatos, fios ou cordões que se projetem do calçado, das barras das calças, ou mesmo de cintas colocadas na cintura, poderão causar acidentes quando o passageiro sentar no banco da motocicleta.
Bolsas – Cuidado com bolsas e sacolas com alças longas que possam permitir proximidade com a roda traseira.

Você motociclista deverá verificar a utilização correta dos EPI disponíveis aos seus passageiros:

Observe a fixação do capacete. A jugular deve ser ajustada para que o capacete fique firme na cabeça. A numeração/tamanho do capacete deve estar de acordo com cada passageiro.
A viseira deve ser fechada antes do deslocamento.
Passageiro de chinelo ou rasteirinha corre o risco de ferimentos graves nas extremidades dos membros inferiores.

Oriente seu passageiro para as seguintes situações durante a viagem:
Não colocar os pés no chão em nenhuma situação até o desembarque.
Ensine que a moto deita para o lado de dentro da curva e que isso é a garantia da sua estabilidade. Por isso o passageiro deve acompanhar o movimento do piloto.

Bagagem compatível com o equipamento.
Lembre-se também que ao acomodar a bagagem a ser transportada ela deve estar de acordo com o equipamento utilizado.
O excesso de bagagem também poderá caracterizar infração, segundo o CTB - Código de Trânsito Brasileiro; e se a mercadoria não estiver bem acomodada poderá cair na pista e causar sérios acidentes.

*Valter Ferreira da Silva
Motociclista Profissional; Idealizador e Fundador do SINDIMOTO/RS; Diretor Presidente SINDIMOTO/RS; Gestor em Transporte Terrestre; Perito de Trânsito; Instrutor de Pilotagem; Examinador de Trânsito; Pós-Graduando em Segurança no Trânsito.

*Felipe Espindola Carmona
Motociclista Profissional; Advogado Especialista em Direito do Trabalho; Professor de Legislação Aplicada; Diretor Jurídico SINDIMOTO/RS.

*Gabriela Gonchoroski Gonsalves
Motociclista Profissional; Dirigente Sindical SINDIMOTO/RS; Acadêmica em Ciência Política.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Comportamento do Pedestre

Mesmo sendo motoristas, não podemos esquecer, que também somos pedestres. E por tanto temos deveres e proibições também.

Nossos Deveres:

Nas estradas andar sempre em sentido contrário ao dos veículos e em fila única, utilizando obrigatoriamente, o acostamento, onde existir;
Nas vias urbanas, onde não houver calçada ou faixas privativas a ele destinadas, andar sempre à esquerda da via, em fila única e em sentido contrário ao dos veículos;
Somente cruzar a via pública na faixa própria, obedecendo à sinalização;
Quando não houver faixa própria, atravessar a via pública perpendicularmente às calçadas e na área de seu prolongamento;
Obedecer a sinalização.

Nossas Proibições:

Permanecer ou andar nas pistas de rolamento, exceto para cruzá-lo onde for permitido;
Cruzar pistas de rolamento nos viadutos, pontes ou túneis, salvo onde exista permissão;
Atravessar a via dentro das áreas de cruzamento, salvo quando houver sinalização para esse fim;
Utilizar-se da via em agrupamentos capazes de perturbar o trânsito, ou para prática de qualquer folguedo, esporte, desfiles e similares, salvo em casos especiais e com e devida licença da autoridade competente;
Andar fora da faixa própria, passarela, passagem aérea ou subterrânea;
Desobedecer a sinalização de trânsito específica.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Comportamento

Continuando nosso raciocínio de que durante as festas de final de ano e férias escolares, nos deslocamos de um lado para o outro sempre com a cabeça longe do que realmente deveríamos estar focados. Em um determinado momento somos pedestres, em outro, condutores. Mas não podemos esquecer que enquanto condutores devemos estar atentos para alguns detalhes.

Como condutores devemos:

Dirigir com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito;
Manter também distância de segurança do veículo que segue à frente;
Aproximar o veículo da calçada nas vias urbanas, para embarque e desembarque de passageiros;
Nas vias urbanas, realizar o retorno somente nos cruzamentos ou locais próprios;
Prestar socorro às vítimas em caso de acidentes;
Obedecer a sinalização;
Acatar as ordens das autoridade de trânsito,
Manter-se na mão de direção, e na faixa apropriada;
Portar documentos obrigatórios;
Manter o veículo em bom estado de funcionamento e segurança.

Mas existem algumas proibições também.

Ultrapassar pela contramão outro veículo em locais sem visibilidade suficiente, bem como nos cruzamentos ou passagem de nível;
Transitar em marcha-à-ré, salvo distância necessária para pequenas manobras;
Entregar a direção do veículo a pessoa não habilitada;
Dirigir embriagado ou drogado;
Disputar corrida por espírito de emulação;
Dar fuga a pessoa perseguida pela polícia;
Dirigir veículo de categoria ou espécie para o qual não esteja habilitado;
Desacatar as ordens das autoridades;
Dirigir com exame de validade da habilitação já vencido;
Desrespeitar a sinalização e as regras de preferência.

Na semana que vêm, estaremos comentando sobre o comportamento do pedestre.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

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quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Festividade ou Infelicidade ?

Por Marcelo Madruga*

O período do ano que se aproxima nos faz lembrar de acontecimentos de alegria e confraternização.

O Natal remete-nos ao nascimento de Cristo e todas as suas obras que nos foram passadas através da Sagrada Bíblia. Ensinamentos de paz, harmonia, fraternidade, solidariedade e união. Receber e oferecer presentes são gestos que estreitam os laços de amizade e amor entre nós e os nossos.

O Ano Novo reporta aos dias que virão; novos desafios, novas aspirações e continuidade da nossa vida.

Infelizmente, para o trânsito, essas datas nos fazem ligar um sinal de alerta. Como são datas comemorativas, muitas pessoas acabam se excedendo no uso das bebidas alcoólicas, algo que já se tornou normal entre nossas famílias e círculos de amizades. Até aí, está tudo bem. Somos humanos e temos o direito de apreciar o que a vida nos proporciona e alegrarmos nossa noite da maneira que quisermos. O problema principal (que acaba sendo fatal) destas festividades é conduzir veículos após ter ingerido essas bebidas. Vários grupos familiares acabam não festejando estas datas. Relacionam essas datas ao sofrimento e a tristeza. Perderam, para o trânsito, entes queridos. Perderam, para o trânsito, a razão da festividade. Não dão presentes, mas distribuem lágrimas e abraços dolorosos. Não celebram os dias que vem, porém, amargam os momentos que foram e que nunca voltarão.
Por isso, senhor(a) leitor(a), façamos um pacto: Vamos festejar, vamos alegrar nossos corações nestas datas vindouras e não deixemos que a morte adentre pela nossa chaminé; não deixemos que o vermelho do sangue manche o glorioso branco da paz.

Presenteie as pessoas que amas com uma carona segura ou uma corrida de táxi.

Festeje o começo de uma nova etapa de sua vida com atenção, educação e segurança.

Faça com que todo o final de ano aumente o seu comprometimento com a festividade de alegrias e não com a infelicidade das perdas.

Saúde, paz, força e união.

Boas festas!

*Agente de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC
Responsável pela Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Na Defensiva

Com a aproximação do verão e das férias escolares, é normal o aumento de veículos circulando pelas rodovias. O que não podemos esquecer é de dirigir de forma defensiva, ou seja, de modo a se evitar acidentes de trânsito.

O que é dirigir na defensiva?
Um motorista defensivo é aquele que dirige tomando em consideração a falta de habilidade e de conhecimentos do “outro motorista”, é o que reconhece não possuir nenhum domínio sobre as ações imprevisíveis de outros motoristas, dos pedestres nem sobre as condições do tempo e das vias públicas, e que, portanto, desenvolve várias práticas defensivas, evitando ou reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito.
A direção consciente, a utilização da legislação, de conhecimento técnicos e de ações corretamente condicionadas, desenvolvem o hábito de dirigir na defensiva, evitando acidentes.
Em resumo, o motorista defensivo dirige com educação, eficiência e segurança.

Forma Preventiva: É quando o condutor desde o momento que assume a direção de um veículo, avalia suas condições física e mental, as condições da via, do veículo, do tempo, evitando acidentes ao trafegar com as devidas margens de segurança. Dirigindo preventivamente, o condutor consegue observar, prever e reagir no tempo certo e de acordo com as condições do trânsito.

Forma Corretiva: É a reação do condutor, através de ações corretamente condicionadas, ao se defrontar com uma situação de emergência ou perigo, a fim de evitar acidentes.
Exemplos:
- Retirar o pé do acelerador para controlar uma derrapagem;
- Aliviar o pé sobre o freio para controlar um travamento de roda,
- Movimentar levemente a direção para controlar uma aquaplanagem.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Placas de Sinalização - Advertência


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segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Abrir Mão da Preferência


O condutor do veículo de número 1, quando notar, perceber ou sentir que o veículo da esquerda não está reduzindo a velocidade e que poderá entrar mal (não se sabe por que razão e nem vem ao caso sabê-lo), deve abrir mão, imediatamente, da vantagem de passar primeiro. Se assim proceder, terá tudo a lucrar: terá evitado uma colisão e poupado tempo e dinheiro. Além do mais livrar-se-á de um rosário de incomodações e sentirá a satisfação de não ter causado lesões corporais, materiais e psicológicas no infrator. Tome o cuidado de poupar danos materiais e traumatismos físicos e psicológicos aos outros no trânsito ou saiba perdoar seus erros, como nós gostaríamos de sermos poupados e perdoados no dia que viéssemos a cometermos algum erro, quase sempre de caráter involuntário. Muitas colisões acontecem por falta de sensibilidade dos condutores. Frequentemente nos deparamos com pessoas que têm sensibilidade adormecida ou como se diz na gíria, localizada nos calcanhares. Lembre-se que a cortesia é chave mestra da direção defensiva e da segurança rodoviária. Trate os outros no trânsito da mesma forma como gostaria de ser tratado.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Placas de Sinalização - Advertência



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