segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Devagar e Sempre

É comum ver nas esquinas, de cruzamento ou não, as pessoas começar a correr ao atravessar a rua, pelo simples fato de que o motorista que se aproxima da esquina, quando for o caso de fazer uma conversão, fazer o sinal de que vai dobrar, um segundo antes de convergir. Talvez ele sinalize desta forma, somente para não perder a razão, ou dizer assim: -Viu, vou dobrar. Não esta vendo que dei o pisca (ou seta)? Mas esqueceu de sinalizar com antecedência. Isto sem contar que muitas vezes os condutores dão uma “buzinadinha” para avisar que vai fazer a conversão sem respeitar o pedestre, fazendo muitas vezes em velocidade incompatível para a via. Para tanto o artigo 44 do CTB, esclarece assim:

Art. 44. Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Placas de Sinalização - Regulamentação

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segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Buzina

Se tem algo que incomoda, é a tal da buzina. Quando um veículo que está a nossa frente para por qualquer motivo, não demora muito e alguém mete a mão na buzina. A mesma situação se dá quando algum motorista para na faixa de segurança para que os pedestres possam atravessar a rua. Mas o que precisamos saber é quando buzinar. O artigo a seguir, explica melhor.

Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:

I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;

II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Placas de Sinalização - Regulamentação

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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sirene

Quantas vezes nos deparamos com a situação colocada no exemplo a seguir: estamos parados no semáforo aguardando o sinal verde e escutamos uma sirene. Pronto, está feito a confusão. Vai cada um para um lado. Se todos os condutores, inclusive os que conduzem estes veículos, soubessem se posicionar, o problema estaria resolvido. Mas para isso precisamos conhecer melhor o artigo 29 inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro.

Art.29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha, observadas às seguintes disposições:

a) quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário;

b) os pedestres, ao ouvir o alarme sonoro, deverão aguardar no passeio, só atravessando a via quando o veículo já tiver passado pelo local;

c) o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência;

d) a prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas as demais normas deste Código.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Placas de Sinalização - Regulamentação

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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Empresário: Como Educar Investindo em Marketing

Por José Nilson Padilha*

Quando os empresários de telentrega desenvolvem suas campanhas publicitárias, investem no marketing de riscos, pois investem em rapidez e agilidade, ostentando com orgulho os lemas como "entregas rápidas", “express” mas esquecem o seu principal produto "o motoboy"!

Como fazer para diminuir a pressão que a sociedade exerce sobre as entregas rápidas? Utilize a idéia da "entrega no tempo certo"! ou "Velocidade controlada pelo respeito a vida". Crie promoções como "raspadinhas", "sorteios" de entregas grátis, entre outros, pois o melhor marketing é chegar sempre e com qualidade.

Como promover entregas rápidas e urgentes num trânsito violento, onde a cada ano dezenas de motociclistas perdem suas vidas em nossa cidade? Ainda sabendo que a imprudência e o excesso de velocidade são as principais causas de acidentes!

Que empresário gostaria de associado a sua marca a imagem negativa, que um acidente de trânsito gera, portanto, divulgue os conceitos de segurança e respeito à vida. Vamos fazer valer a cultura da paz no trânsito!


*Assessoria de Educação para o Trânsito - ASSET
Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cidade sem Semáforos e Faixas

Alemanha - A cidade de Bohmte, no norte da Alemanha, decidiu abolir todos os semáforos, placas de trânsito e faixas de pedestres do centro da cidade para reduzir o número de acidentes. A retirada dos sinais é parte de um projeto financiado pela União Européia que visa a diminuir os acidentes de trânsito e incentivar novas idéias para o planejamento urbano. Na Alemanha, há um total de vinte milhões de sinais de trânsito, e especialistas dizem que até seis milhões deles são supérfluos e atrapalham os motoristas. O projeto "Shared Space" (espaço compartilhado) quer demonstrar que o tráfego flui melhor quando motoristas e pedestres têm que prestar mais atenção no que fazem – e não nos sinais de trânsito. No total, sete projetos-pilotos estão sendo realizados na Holanda, na Bélgica, na Dinamarca, na Grã-Bretanha e na Alemanha. Na cidade de Bohmte, o projeto inclui a remodelação de uma via central da cidade que não terá mais uma clara divisão entre rua, calçada e ciclovia. Os motoristas têm de seguir apenas duas regras: trafegar pela direita e dar preferência a carros que se aproximam vindos do lado direito. De acordo com o criador do "Shared Space", o holandês Hans Monderman, "quanto mais regras e sinais, mais complicada fica a vida dos pedestres e dos motoristas". Ele diz que, sem tantas regras, as pessoas ficam mais alertas e tomam mais cuidado com as outras.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Placas de Sinalização - Regulamentação

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