segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sinalização Horizontal – Marcas Viárias

Divisão de Fluxos no Mesmo Sentido

                             Linha Simples Tracejada
              Via de Mão Única - Permitida Mudança de Faixa
                                                                  
                               Linha Simples Contínua
               Via de Mão Única - Proibida Mudança de Faixa

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sinalização Horizontal – Marcas Viárias

Divisão de Fluxos Opostos (2/2)

  Linha dupla contínua e tracejada 
 
   Ultrapassagem Proibida no Lado Contínuo e Permitida no Lado Tracejado                                                                      ------------------------------------------------------
 Linha simples tracejada 

quarta-feira, 14 de julho de 2010

EDUCAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E ENGENHARIA DE TRÂNSITO


Por Luciana Pereira da Silva*

Reduzir os índices de acidentabilidade através da educação é tarefa árdua e não existe nenhuma ilusão de que as mortes no trânsito possam ser erradicadas, em algum momento presente ou futuro. A exigência da adesão e respeito aos regramentos em geral, e os do trânsito, em especial, fazem parte dos grandes desafios do ser humano e de todas as culturas, que serão mais ou menos bem sucedidas possivelmente também em proporção de sua capacidade de desenvolvimento cultural e de aprendizado da vida coletiva em harmonia. Sabe-se, com alguma certeza, entretanto, que as atividades de educação, por si só, não conseguirão vencer o desafio de reduzir os acidentes de trânsito. Faz-se necessária uma ação conjunta e permanente entre os setores envolvidos no processo de planejamento, gestão e humanização do trânsito e de todos os processos envolvidos na mobilidade urbana: Educação, Fiscalização e Engenharia.
Não há como pensar num trânsito organizado sem uma fiscalização eficiente, que inclui não somente os agentes que executam esse papel, mas também os equipamentos eletrônicos que, tão eficazmente têm contribuído para a reduçãodo excesso de velocidade nas ruas das cidades brasileiras. Da mesma maneira, não há como pensar em educação e fiscalização sem compreender a importância do planejamento, implementação e boa conservação das soluções de engenharia, que sejam robustas para dimensionar os fluxos de veículos, tanto quanto as necessidades humanas e ambientais, e flexíveis para adaptar-se às constantes mudanças no organismo vivo das grandes cidades. A educação, dentro desse conjunto, cumpre papel integrador, levando aos usuários, de todas as idades, a inteligência de gestão e fiscalização produzida pela empresa, a serviço da coletividade. Deve ser capaz de traduzir em múltiplas linguagens as razões desse serviço, para públicos de todas as idades e potenciais multiplicadores, para que motoristas e pedestres compreendam a importância da fiscalização e da engenharia, para além das multas e dos semáforos, mas como construção da segurança das pessoas e da fluidez dos deslocamentos. E deve ser capaz de mobilizar nos cidadãos os sentimentos do respeito à vida, cosnciência dos riscos e responsabilidades, além dos procedimentos básicos de segurança no volante e como pedestre.

*Agente de Fiscalização de Trânsito
Assessoria de Educação de Trânsito da EPTC

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sinalização Horizontal – Marcas Viárias

Como o próprio nome sugere, estes sinais se apresentam ao condutor na posição horizontal, na forma de faixas, símbolos ou inscrições, pintados ou desenhados sobre o piso. Servem para orientar a circulação e direcionar o fluxo de veículos e pedestres, bem como para complementar a sinalização vertical. Tem a vantagem de não desviar a atenção do condutor do leito da pista.
Divisão de Fluxos Opostos (1/2)
Linha Simples Contínua 
 
         Proibida a Ultrapassagem em Ambos os Sentidos
 ------------------------------------------------------ 
    Linha Dupla Contínua
 
       Proibida a Ultrapassagem em Ambos os Sentidos com Ênfase

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sinais de Trânsito

Quem nunca ficou em dúvida diante de uma placa de trânsito? Deduzimos o significado pelo desenho. Algumas são redondas, vermelhas com bordas brancas e com letras, desenho de pessoas, veículos automotores, bicicletas, algumas setas ou sinais ao centro. Outras, tem a forma de um losango amarelas com bordas pretas e também com letras, veículos, bicicletas, semáforo, até placa com animais tem. Encontramos outras na forma retangular, azuis com a borda branca a azul com vários desenhos que significam alguma coisa, ora um pronto socorro, um restaurante, um ponto de parada. Pois é, todas estas placas são sinais de trânsito e servem para orientar, advertir e disciplinar a circulação dos elementos do trânsito ao longo das vias. E obviamente são importantes, tem até um artigo no código para elas. 

Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: 
I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; 
II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; 
III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.