segunda-feira, 28 de junho de 2010

Aproveite e Viva Mais, Reeduque-se

Estudos internacionais revelam que os motoristas que foram submetidos a cursos de direção defensiva apresentaram menos infrações de trânsito e se envolveram em menor número de acidentes quando comparados com outros motoristas que não receberam essas instruções. Certamente, no Brasil não é diferente. Ser motorista defensivo é uma questão de atitude, uma questão de querer fazer. Submeter-se periodicamente a curso de reciclagem, antes de ser um “castigo” , deveria ser uma atividade de prazer e renovação em benefício da vida. Deveríamos perceber que determinada atitude nossa no trânsito, pode acarretar em acidente. Portanto, evitar acidentes ou diminuir suas conseqüências está perfeitamente dentro de nossas possibilidades. O que devemos fazer é buscar informações para que adquira conhecimento em relação ao assunto, e não sair por aí cometendo imprudência no trânsito.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O Que Fazer


Ao presenciar um acidente de carro, as pessoas se deparam com dúvidas sobre como prestar o primeiro atendimento e pedir ajuda. Prestar socorro é um ato de solidariedade e os primeiros cuidados prestados a qualquer vítima de acidentes ou doenças podem proteger sua vida, reduzir sofrimentos e manter a pessoa em condições de esperar o socorro médico. Por isso, é sempre bom conhecer o que pode ser feito nas situações que acontecem com mais frequência em um acidente automobilístico.
Tomar algumas providências junto ao local é importante. Sinalize a cena do acidente. Se, ocorreu na cidade, estacione seu carro em local seguro e afastado do acidente, ligue o pisca alerta, certifique-se que não existe fio da rede elétrica próximo. Se for o caso, desligue o(s) veículo(s) envolvido(s) no acidente e coloque o triângulo no mínimo a 30 metros. Se o acidente ocorreu em rodovia, o procedimento é praticamente o mesmo, adequando-se às condições do ambiente (se for o caso também sinalize com galhos de árvores ou vegetação baixa).  
 Lembre-se: quem presta o primeiro atendimento deve estar consciente de seus limites. Não tente substituir o profissional especializado.
Após certificar-se que o local está livre de novos acidentes, a primeira providência a tomar é telefonar para o socorro. Se houver vítima, ligue para a polícia (190). Caso o acidente seja em uma rodovia com pedágio, ligue para a concessionária responsável (deve haver números de telefones em placas ao longo da rodovia). Ao telefonar, é importante descrever a situação do local.
Se houver condições de perceber, informe se foi uma colisão, um abalroamento, um choque ou atropelamento. Tente ser o mais exato na localização do acidente, indicando o nome da rua ou rodovia, o número de um prédio próximo ou o quilômetro e o sentido do mesmo. Procure perceber ainda o número de feridos e a faixa etária (bebê, criança, adulto, idoso), se as vítimas estão conscientes ou não, se há queimados ou presos nas ferragens, e ainda se há vazamento com risco iminente de incêndio.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Acidentes


Os acidentes podem ser não evitáveis e evitáveis.

O acidente não evitável é um acontecimento casual, fortuito, imprevisível em que ninguém tem culpa. Os envolvidos são vítimas porque nada puderam fazer. São acidentes não evitáveis: um vendaval que destrói árvores, um raio que atinge uma casa.

O acidente evitável é um acontecimento causal, isto é, consequência de várias causas que poderiam ter sido evitadas por atitudes defensivas. São atos ilícitos, podendo chegar aos crimes e às contravenções.Os envolvidos são culpados e não vítimas, tendo que responder por seus atos perante a lei. A maioria dos acidentes de trânsito são acidentes evitáveis porque sempre há alguém que deixou de fazer alguma coisa para evitar que acontecessem: desrespeitou a sinalização, não cuidou do veículo, transgrediu normas.

Por exemplo:

Art. 203. Ultrapassar pela contramão outro veículo:

       I- nas curvas, aclives e declives, sem visibilidade suficiente;
       II - nas faixas de pedestres;
       III - nas pontes, viadutos ou túneis;
       IV - parado em fila junto a sinais luminosos, porteiras, cancelas, cruzamentos ou qualquer   outro impedimento à livre circulação;
       V - onde houver marcação longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela:

       Infração: gravíssima;

       Penalidade: multa.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Automóvel x Bicicleta

Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:

Infração - média;
Penalidade - multa.

Estamos cada vez mais adquirindo o hábito de andar de bicicleta. Mas não nos damos conta que a cidade continua com o mesmo número de ruas a uma quantidade maior de automóveis. Portanto precisamos ter consciência de que as bicicletas são perigosas no trânsito porque, pequenas, silenciosas e relativamente velozes, geralmente são conduzidas por menores que desrespeitam as normas legais e tem que disputar espaço com veículos maiores e mais velozes.

Então, é recomendável ao condutor que:

• Mantenha distância segura de seguimento;

• Mantenha distância lateral de 1,5 metros;

• Dê-lhe a preferência;

• Tenha cuidado maior nas conversões à direita e esquerda;

• Tome cuidado ao abrir aporta do carro.

E ao ciclista:

• Equipe sua bicicleta com os equipamentos obrigatórios;

• Procure circular em ciclovias e ciclofaixas, quando existirem;

• Respeite os sinais e as normas de circulação previstas pelo código de trânsito;

• Circule de modo a ver e ser visto; mantenha distância em relação aos demais veículos; segure o guidom com as duas mãos;

• Não faça malabarismo.